terça-feira, 18 de junho de 2013

Milagre da Internet

Ainda primitivo, o homem conseguiu captar a labareda e manter a chama acesa por tempo duradouro, motivado pelo poder que essa fonte de energia proporciona. Em volta de fogueiras reunia-se com seus semelhantes para se  resguardarem do frio e do ataque de animais ferozes. Nascia, assim, a convivência entre os homens  A comunicação, a princípio, foi gestual. Da vontade de viver e conviver em comunidade, surgiu a comunicação verbal, a entabolação de conversas e a troca de ideias. Para vencer a distância, o homem, reunido em grupos,  comunicava-se pela onda sonora de tambores.
Com o surgimento das cidades, a comunicação escrita entre elas era feita por cavaleiros que percorriam longas distâncias e conduziam a correspondência.
 Na comunicação interna, também os sinos de igrejas, os jornais, sempre serviram de veículos de comunicação social. Vieram depois: o telegrafo; o rádio;o telefone, a televisão; o telefone celular, etc.
A Internet é o mais valioso e democrático meio de comunicação - verdadeiro milagre. Veio para proporcionar a união entre todos os povos. Entre os nacionais, a reunião virtual em redes sociais, permite  a divulgação e discussão de ideias; a formação de consensos em torno de projetos
e programas de ação social; a coordenação de encontros de pessoas em logradouros públicos
para execução de projetos e defesa de direitos.
Na última segunda feira (17/06/2013), ocorreu  fato inusitado: milhares de pessoas encontraram-se em praças públicas de grandes cidades do Brasil em ato de protesto contra: tarifas de transporte coletivo; gastança com arenas para jogo de futebol; precariedade dos serviços de saúde; educação e, tudo isso, somado a desenfreada corrupção nos arraiais políticos.
Penso que nas reuniões virtuais, pelo fato de a imagem das pessoas não ficarem expostas, provoca, de certa forma, sensação de impessoalidade, facilita a concentração, a divulgação das ideias e inibe o culto de personalidade. Surge, assim, uma liderança difusa e prevalece a ideia e não a pessoa de suposto líder. Aparece, destarte, uma liderança coletiva.
Tudo isso está a intrigar a mídia, os formadores de opinião e estudiosos dos movimentos sociais. Entretanto, não podemos esquecer de que Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, foi o primeiro político a descobrir o poder das redes sociais, na sua primeira eleição para presidente dos EUA.
No Brasil, Marina Silva, ao que parece, tenta imitar Obama.


.


  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário